Realizamos processos completos de pesquisas sociais, bem como desenvolvemos produtos específicos, isoladamente ou de modo combinado, sempre conectados ao objetivo de refletir e aprimorar a prática social.

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Processos

Levantamento de dados e informações sobre temas, situações e contextos sociais de interesse, com o objetivo de dar subsídios à intervenção social.

Produto: Relatório reflexivo - análise crítica de dados e informações de interesse com recomendações para a construção dos projetos de intervenção social.

Construção de processos de acompanhamento interno e externo da intervenção social, com o objetivo de mensurar resultados, identificar entraves e facilitar a ação.

Produto: Relatório reflexivo - análise crítica de dados e informações de interesse com recomendações para a adequação da intervenção social.

Comprovação dos resultados periódicos ou finais do processo de intervenção social, bem como da transformação das práticas e comportamentos em função das ações desenvolvidas.

Produto: Relatório reflexivo - análise crítica de dados e informações de interesse com recomendações para a adequação da intervenção social, dando transparência ao investimento.

Produção de conhecimento a partir da prática concreta que inclui a reconstrução da experiência, o levantamento de aprendizagens, o desenho dos caminhos e processos metodológicos, a reflexão, e a disseminação.

Produto: Conteúdo com aprendizagens e recomendações derivadas de uma prática social específica.

Pesquisa sobre temas de interesse para subsidiar a intervenção social, divulgar a causa, aprofundar e qualificar seus efeitos.

Produto: Produção de conhecimento sobre temáticas específicas.

Formação em temas de interesse da prática social e dos pilares teóricos que a sustentam.

Produtos:  Oficinas e cursos

Produtos específicos

Produção de mapas temáticos georreferenciados, utilizando dados primários, secundários e imagens aéreas. O objetivo é representar espacialmente o território e subsidiar processos de identificação, delimitação e mapeamento de núcleos urbanos e rurais.

Retrato do público beneficiário da intervenção social, e do contexto social, permitindo a construção de um marco comprobatório para a análise de resultado e impacto da ação.

Construção do processo avaliativo, considerando os objetivos e propósitos da intervenção social.

Quadro lógico com a correlação entre objetivos, resultados, estratégias e indicadores.

Definição dos resultados a serem alcançados pela intervenção social.

Definição de perguntas avaliativas e indicadores para guiar a construção de instrumentais de pesquisa e a coleta de informações a respeito da intervenção social.

Construção de um processo sistemático e contínuo de acompanhamento da ação, seja ele interno ou externo, informatizado ou não.

Construção de formulários e roteiros de pesquisa para o levantamento organizado e sistemático de dados a respeito da intervenção social, e para escuta dos sujeitos.

Tratamento e cruzamento de dados por meio de softwares específicos.

Processo coletivo de levantamento das aprendizagens dos sujeitos das práticas sociais, como subsídio para a construção de mapas de conteúdo a serem aprofundados e disseminados.

Reconstrução histórica do processo e construção da narrativa, a partir do olhar dos diferentes sujeitos envolvidos na intervenção social.

Revisão dos projetos apoiados por empresas e fundações, seus critérios e procedimentos.

Análise de processos e implantação de gestão estratégica que assegure a qualificação, ampliação e sustentabilidade das práticas sociais

Plano para guiar a comunicação dos aspectos mais relevantes e estratégicos da intervenção social para seus diferentes públicos.

Planejamento e execução de eventos com temáticas sociais para diferentes públicos.

Assessoria a empresas e fundações no processo de seleção e acompanhamento dos projetos sociais a serem apoiados.

Realização de entrevistas e grupos focais para o levantamento de informações de interesse, e para o aprofundamento e levantamento das lições aprendidas.

Reflexão sobre registros e conteúdos produzidos na prática social.

Construção de caminhos metodológicos que organizem e validem a experiência de uma intervenção social, de modo a torná-la útil para outros sujeitos engajados no mesmo propósito.

Planejamento, redação e edição de publicações em temas de interesse da prática social.

Realização de oficinas e cursos na área de avaliação e sistematização de experiências sociais.

Orientação da prática de profissionais visando aprimorar e diversificar sua intervenção social.