Os projetos e programas desenvolvidos pela CASA7 Memórias e Aprendizagens e IDECA Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e de Ação Comunitária compõem a experiência da Tessitura na construção do conhecimento social.

EDUCAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ/ BANCO MUNDIAL
Projeto: Serviços Especializados de Monitoramento e Avaliação para as atividades do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC.
Articulação das redes públicas para a melhoria da qualidade do ensino e, a alfabetização dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática até o 3º ano. O consórcio IDECA / FUNDAÇÃO VANZOLINI construiu e implementou um Sistema de Monitoramento e mensuração de resultados objetivos, visando a correção de rumos das estratégias implementadas, identificando dificuldades e avanços tanto no processo de ensino, como no desempenho dos alunos.
INSTITUTO AIRTON SENNA
Projetos: Programas Se Liga e Acelera Brasil
Os objetivos dos Programas são alfabetizar alunos com distorção idade-série matriculados até o 5º ano do Ensino fundamental e corrigir o seu fluxo escolar. O IDECA realizou a avaliação da implementação dos Programas visando capturar a percepção dos participantes sobre estratégias, procedimentos e resultados e refletindo os 3 eixos de atuação dos Programas: impacto nas políticas públicas, os processos de gestão e os processos pedagógicos.
INSTITUTO NATURA
Projeto: Trilhas
O projeto Trilhas é um conjunto de diferentes materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade, do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado. O IDECA realizou a construção da Matriz Lógica avaliativa do projeto, elaborou um Sistema de Monitoramento e Avaliação e realizou a avaliação de resultados, aplicando inclusive prova de Língua Portuguesa, em 4 municípios de São Paulo e também em escolas previamente definidas no Rio de Janeiro.
INSTITUTO CHAPADA PELA EDUCAÇÃO
Programa Chapada pela Educação
A CASA7 realizou a sistematização, em parceria com o IDECA, da experiência desenvolvida na região da Chapada Diamantina, Bahia, por uma rede de municípios, organizações sociais, educadores e o Programa Crer Para Ver da Natura Cosméticos, engajados na melhoria da qualidade da escola pública.
INSTITUTO CHAPADA PELA EDUCAÇÃO
Projeto Pratigi pela Educação – BA
A CASA7 realizou a avaliação diagnóstica e de resultados das escolas participantes do Projeto Pratigi pela Educação (formação de educadores) em cinco municípios da APA do Pratigi, Bahia.
INSTITUTO CHAPADA PELA EDUCAÇÃO
Programa Via Escola - PE
A CASA7 realizou a avaliação diagnóstica, de resultados e final de escolas participantes do Programa de formação de educadores em três municípios da região metropolitana de Recife – PE.

EDUCAÇÃO INFANTIL

INSTITUTO AVISA LÁ
Projeto de Formação Educação Infantil
A CASA7 realizou a avaliação de resultados do projeto de formação em Educação Infantil desenvolvido pelo Instituto Avisa Lá em parceira com a Secretaria Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. O processo incluiu a construção de indicadores de educação infantil, a construção da matriz de avaliação e dos instrumentos de pesquisa.
ASA – ASSOCIAÇÃO SANTO AGOSTINHO
Desenvolvimento infantil e formação de professores
A CASA7 realizou a formação prática em avaliação dirigida aos gestores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) durante um ano e em seguida coordenou a construção do sistema de avaliação e apoiou a implementação da avaliação de resultados em duas dimensões: desenvolvimento infantil e formação dos educadores.
AÇÃO SOCIAL SÃO MATEUS
Centros de Educação Infantil
A CASA7 realizou um diagnóstico participativo com o conjunto de profissionais dos Centros de Educação Infantil e demais Programas ligados à juventude como subsídio para a construção do planejamento de 10 anos da Ação Social São Mateus.

EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL

INSTITUTO NATURA/ DIRETORIA DE ENSINO DE CAJAMAR
Projeto: Sistema de Avaliação de Aprendizagem
Em função da dificuldade dos professores municipais de diagnosticar e monitorar as aprendizagens de seus alunos, a Diretoria de Ensino de Cajamar, com o apoio da Natura, solicitou ao IDECA que construísse um Sistema de Avaliação de Aprendizagem, com a implantação de um Banco de Itens - com questões para todos os descritores de competências de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História - para todos os anos do ensino fundamental. Além disso, o IDECA realizou uma avaliação de aprendizagem de alunos de 5º e 9º anos.
INSTITUTO NATURA
Projeto: Projeto Comunidades de aprendizagem
Fazendo uso de metodologia construída e consolidada na Espanha, pelo CREA - Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação da Desigualdades, da Universidade de Barcelona, o projeto visa a transformação social e cultural a partir da escola, por meio do envolvimento da comunidade e a aplicação de “Atuações Educativas de Êxito” que melhoram os resultados acadêmicos de todos os estudantes. Visando dar subsídios sobre o processo de implantação e resultados imediatos obtidos, o IDECA realizou a construção de matriz lógica avaliativa, a execução do processo de avaliação diagnóstica e a construção e execução do monitoramento do projeto.
NATURA COSMÉTICOS/ INSTITUTO CHAPADA
Projeto: Projeto de Matemática
O projeto busca impactar positivamente no ensino de matemática das redes municipais das Regiões da Chapada e do Semiárido, por meio de formação on-line e presencial para as equipes técnicas municipais. O IDECA construiu uma avaliação diagnóstica inicial e o marco zero do projeto num primeiro momento, e uma avaliação de resultados ao final do primeiro ano de atuação, verificando inclusive a aprendizagem dos alunos.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO
Programa Inova Escola
A CASA7 mediou o processo de sistematização das metodologias e aprendizagens ligadas ao uso da tecnologia nas Escolas Inovadoras (públicas) participantes do Programa. Durante um ano, foram realizados encontros de reflexão com gestores escolares, educadores e parceiros de diferentes regiões do país, acompanhamento das produções do grupo, e edição dos resultados. O trabalho pretendeu a troca e disseminação das experiências, a construção de subsídios para uma política de sistematização da prática das Escolas Inovadoras, e o fortalecimento do conhecimento coletivo construído pelo conjunto das escolas.
ASSOCIAÇÃO ITAKYRA
Projeto: Avaliação Institucional da Escola Itakyra
O IDECA realizou uma avaliação da Escola Itakyra nos âmbitos de sua gestão administrativa e de sua performance pedagógica. Foi construído, o marco zero da atuação da escola e foram feitas uma série de recomendações de ajustes visando o alcance de melhores resultados. Num segundo momento foi realizada uma avaliação de resultados da Escola, no que se refere à gestão pedagógica e o desempenho de seus alunos - aferindo competências e habilidades alcançadas, comparando-os com índices nacionais, estaduais, e de outros Programas municipais.
FUNDAÇÃO VALE DO RIO DOCE/ CEDAC
Projeto: Programa Escola que Vale
O Programa atuava em municípios de várias regiões do País buscando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. O IDECA, a partir dos objetivos previstos pelo Programa, desenvolveu atividades de monitoramento e avaliação em vários municípios, utilizando estratégias qualitativas e quantitativas, aplicadas junto ao público beneficiado pelo Programa – professores, alunos, órgãos municipais de educação, diretores escolares.
AÇÃO EDUCATIVA E IPM-INSTITUTO PAULO MONTENEGRO
Programa NEPSO – Nossa Escola Pesquisa sua Opinião
A CASA7 apoiou o Programa na sistematização das práticas dos professores engajados no Programa NEPSO e em projetos de pesquisa de opinião em escolas públicas. A iniciativa contribuiu para a criação de uma cultura de registro e reflexão sobre a prática de sala de aula; o registro e a reflexão das etapas da pesquisa e suas dimensões pedagógicas; e a construção de uma metodologia de sistematização aplicada ao contexto do Programa. Os resultados referentes a esta experiência estão disponíveis em Biblioteca.
GRUPO DE TRABALHO E PESQUISA EM ORIENTAÇÃO SEXUAL – GTPOS
Projeto: Consultoria para a construção de metodologia de avaliação do Programa de Orientação Sexual para Educadores da SME-PMSP
A consultoria visou o desenvolvimento, em conjunto com a equipe técnica do GTPOS, de metodologia específica para a avaliação dos resultados do Programa de Orientação Sexual para educadores dos Centros de Educação Infantil - CEI, das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEI, de Ensino Fundamental - EMEF e de ensino médio da PMSP.
INSTITUTO VOTORANTIM
Projeto: Projeto de avaliação externa das escolas mantidas pelo Grupo Votorantim
O IDECA realizou uma avaliação diagnóstica de seis unidades escolares do Grupo Votorantim, considerando suas respectivas capacidades de responder às necessidades básicas de uma escola, seja de educação infantil, ensino fundamental ou médio, apontando, inclusive, cenários possíveis para a sua otimização e integração à missão e objetivos do Instituto.
INSTITUTO VOTORANTIM/ CEDAC
Projeto: Escola em Ação
O projeto Escola em Ação atua no município de Paulista - Pernambuco, para melhorar a formação e desenvolvimento de professores, supervisores e diretores de escolas públicas, e, como conseqüência, aperfeiçoar a alfabetização de todos os alunos do Ensino Fundamental. O IDECA efetuou a construção do marco zero, a avaliação diagnóstica, a avaliação dos resultados parciais. Desenvolveu um sistema de avaliação do projeto para monitorar e avaliar o desenvolvimento do Programa visando maximizar os resultados obtidos.
SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MEC
Projeto Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação
O trabalho teve como objetivo avaliar os resultados do Programa PCN em Ação, e seus impactos institucionais e pedagógicos. As atividades de avaliação foram desenvolvidas junto aos pólos responsáveis pelo Programa, distribuídos em todos os Estados. Como procedimentos metodológicos foram combinadas técnicas quantitativas (aplicação de questionário estruturado) e qualitativas (estudos de caso e grupos focais).

EDUCAÇÃO - PROJETOS DE LEITURA

INSTITUTO C&A
Projeto Escola de Leitores
O projeto tem como objetivo promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura por meio de ações continuadas, sustentáveis e articuladas. O IDECA foi responsável pela avaliação de impacto da 1ª e 2ª edição, e construção do marco zero, e avaliação de resultados da 2º e 3º edição do Concurso.
ASSOCIAÇÃO VAGA LUME
Projeto: Expedição Vaga Lume
A Expedição Vaga Lume visa contribuir para o desenvolvimento comunitário na Amazônia Legal brasileira, implantando e fortalecendo bibliotecas comunitárias, mobilizando a comunidade para questões culturais e ambientais locais. O IDECA construiu o marco lógico da Associação e avaliou comunidades selecionadas, levantando dados e informações junto aos diferentes públicos envolvidos, as estratégias desenvolvidas, as práticas existentes, as principais dificuldades e resultados e potencialidades a serem exploradas.

EDUCAÇÃO - ENSINO MÉDIO

CENPEC
Programa Escrevendo o Futuro
A CASA7 coordenou o estudo sobre os Percursos Formativos, uma ferramenta de formação à distância desenvolvida pelo Cenpec e dirigida para professores, técnicos de Secretarias de Educação, formadores e docentes de universidades. A pesquisa teve o objetivo de mapear o uso, identificando facilidades e dificuldades dos usuários, de modo a subsidiar o seu aprimoramento e validação.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO / GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Projeto: Poronga – PEEM (Projeto Especial de Ensino Médio)
O Projeto tem como objetivo promover a aceleração da aprendizagem e a correção da distorção idade-série de alunos do ensino médio da rede pública estadual, por meio de telessalas. O IDECA construiu um marco zero, procurando estabelecer parâmetros para a avaliação de resultados.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SEE) - PNUD
Projeto: Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (PROMED)
O IDECA avaliou os resultados das telessalas de ensino médio da rede estadual implantadas no período. O trabalho compreendeu o levantamento de um conjunto de informações necessárias para o conhecimento da organização e funcionamento das telessalas, abrangendo desde a infra-estrutura até procedimentos pedagógicos utilizados.
INSTITUTO UNIBANCO
Projeto Jovem de Futuro
A CASA7 apoiou o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco, em parceria com a MOOM, na análise e revisão do material que sistematiza sua tecnologia educacional. As publicações dão suporte à formação de formadores e técnicos das Secretarias Municipais de Educação com o objetivo de estimular o aprimoramento contínuo da gestão escolar e melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio.

EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O TRABALHO / SENAC
Projeto: Educação para o trabalho
As atividades de avaliação externa do IDECA incluiram os adolescentes participantes do programa, egressos, pais, professores, organizações parceiras e responsáveis pela sua execução nas diversas unidades do SENAC-SP. Também foram avaliadas turmas na cidade do Rio de Janeiro.
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O TRABALHO / SENAC
Projeto: Capacitação Profissional em Serviços Domésticos
O IDECA avaliou o significado que o curso teve para cada um dos participantes, levantou subsídios para o aprimoramento e reformulação do curso, e verificou junto aos empregadores se os alunos desenvolveram competências humanas e profissionais básicas.
COLMEIA
Programa Construção da Cidadania
A CASA7 assessorou o Programa na sistematização da experiência do módulo básico de qualificação profissional para jovens. A publicação Programa Construção da Cidadania – Capacitação para o primeiro emprego, oriunda desta assessoria, está disponível para leitura em nossa Biblioteca.
COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA (CDI)
Projeto: Avaliação de CDI’s Regionais e Escolas de Informática e Cidadania – EIC’s
O Comitê para Democratização da Informática (CDI) promove a inclusão social de populações menos favorecidas, especialmente jovens, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como instrumento para a construção e o exercício da cidadania. A avaliação externa realizada pelo IDECA, teve como foco a verificação de resultados da Rede CDI na população atendida.
COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO – COMGÁS
Projeto: Aprendiz Comgás
O projeto tem por objetivo o desenvolvimento dos jovens no exercício da cidadania, bem como na participação e intervenção comunitária. O IDECA realizou uma avaliação de marco zero, o acompanhamento do processo e a avaliação de resultados junto à turma dos beneficiados de 2007 e 2008.
INSTITUTO CREDICARD
Projeto: Tecnologias Educacionais e Sustentabilidade
O IDECA sitematizou experiências de educação e trabalho para jovens, abrangendo a identificação de ações significativas desenvolvidas por organizações não governamentais de alguns Estados, que envolvessem a profissionalização de jovens e a geração de trabalho e renda. Os focos do estudo foram as tecnologias educacionais e as condições de sustentabilidade apresentados pelos programas e entidades promotoras.
INSTITUTO VOTORANTIM
Projeto: Programa de Apoio à Educação para o Trabalho
O Programa visa o acesso e a inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse na construção de uma carreira profissional. O IDECA realizou a sistematização, tendo como objeto a discussão realizada no seminário organizado pelo Instituto Votorantim, com a participação de representantes dos projetos por ele apoiados.
INSTITUTO VOTORANTIM / SENAI
Projeto: Futuro em nossas mãos
O Projeto tem como objetivo formar jovens para o mercado da construção civil, desenvolvendo suas habilidades de gestão e empreendedorismo, apoiando sua colocação no mercado, e sua formação como cidadãos. O IDECA auxiliou o Instituto na capacitação dos professores para o desenvolvimento dos componentes curriculares de um Núcleo Comum, com o intuito de aprimorar a dimensão cidadã da formação de jovens trabalhadores.
ESPRO
PROJETO: Avaliação e construção de sistema de monitoramento
O ESPRO desenvolve formação profissional para jovens em diversas carreiras e em convênio com empresas. Na busca de repensar sua trajetória e estabelecer um processo mais eficaz de monitoramento e avaliação dos diferentes cursos implementados, bem como averiguar a qualidade e eficácia dos materiais utilizados, contratou o IDECA para fazer a análise pedagógica do material didático produzido e utilizado em seus diferentes cursos.
VOTORANTIM CIMENTOS
Projeto: Programa Evoluir
Além do Programa promover a educação profissional segundo as exigências do mercado, a iniciativa estimula o engajamento da comunidade com as questões da empresa e promove o relacionamento entre público interno e externo. O IDECA foi responsável pela capacitação de educadores, construção do marco zero, acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do Programa. Além disso avaliou a estratégia, o conteúdo e o impacto nos jovens após 6 meses de término do curso.
INSTITUTO IBI
Programa Juventude e Trabalho
A CASA7 realizou a formação prática de coordenadores de projetos participantes da rede do Programa Juventude e Trabalho: reflexão sobre a prática com um conjunto de 30 ONGs parceiras do Instituto ibi; medição do debate on-line e temas transversais. Posteriormente a CASA7 sistematizou a experiência dos primeiros anos de atuação do Instituto na área da juventude e trabalho, como forma de construir subsídios para o planejamento, critérios para monitoramento e avaliação de resultados, e reflexão sobre o marco conceitual sobre o qual as ações se apoiam.
FUNDAÇÃO CSN
FUNDAÇÃO CSN Escolas Técnicas
A Tessitura realizou uma análise dos processos e estratégias implementados durante o enfrentamento da pandemia, em 2020, pelas escolas: CET - Centro de Educação Tecnológica localizado em Congonhas - MG e Escola Técnica Pandiá Calógeras em Volta Redonda - RJ.

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

VOCAÇÃO
Projetos: Programas Crê-Ser e de Preparação para o Trabalho
A Vocação desenvolve e apoia projetos de inclusão social para crianças e jovens em diversas organizações no município de São Paulo (como também em sua sede) realizados no contraturno escolar. O IDECA realizou a avaliação de resultados dos programas Crê-Ser e PPT, investigando inclusive a aprendizagem dos jovens em Lingua Portuguesa, Redação e Matemática.
INSTITUTO C&A
Programa Motirõ
A CASA7 em parceria com o Ficas realizou por quatro anos a formação de profissionais de ONGs (coordenadores pedagógicos e de projetos) que atuam com crianças, adolescentes e jovens em João Pessoa/PB, Fortaleza/CE e Recife/PE. A formação contou com encontros presenciais, acompanhamento e devolutiva on-line da produção do grupo com os objetivos: formar para a sistematização e disseminação de práticas educativas; implementar um processo de reflexão sobre a prática educativa; exercitar a sistematização como um instrumento para a reflexão permanente da prática; e apoiar a edição do material produzido pelas organizações. (Os Cadernos da Prática podem ser encontrados em nossa Biblioteca).
INSTITUTO AYRTON SENNA
Projeto: PLINKS
O Instituto Airton Senna, Fundação Telefônica e Instituto Natura, atuando em parceria, buscaram desenvolver o Projeto Plinks - uma plataforma de jogos digitais na rede social, lúdica e de aprendizagem, onde os alunos e educadores se encontram, conversam, brincam, aprendem e participam de jogos e desafios. Ao IDECA coube construir a Matriz Avaliativa, bem como o Marco Zero e realizar uma Avaliação Parcial de Resultados. Buscou-se avaliar não apenas a implantação do portal e seu funcionamento em escolas da rede pública, bem como o impacto do Portal na aprendizagem dos alunos.
FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL
Programa de Formação Pedagógica
A CASA7 desenvolveu um programa anual de formação em sistematização de experiências, e mediação da produção de textos com educadores de diferentes organizações sociais da zona leste em São Paulo/SP. Os objetivos foram oferecer subsídios e instrumentos para processos de reflexão permanente sobre a prática educativa, bem como produzir/socializar textos de autoria dos educadores como referência para organizações parceiras. Os resultados podem ser consultados no Caderno da Prática “Formação Pedagógica”, com a produção dos participantes das oficinas. Em nossa Biblioteca.
INSTITUTO CRIANÇA CIDADÃ
Projeto: Avaliação de projetos sociais promovidos pela entidade
O ICC desenvolve diversos projetos sócio educativos em 14 unidades educacionais, buscando o desenvolvimento integral de todos os atendidos. O IDECA foi responsável pela análise de três questões básicas: da qualidade do serviço prestado pelo Instituto, de suas opções gerenciais estratégicas e da forma como ele vem se relacionando com a comunidade e com seus parceiros.
INSTITUTO ESPORTE EDUCAÇÃO
Projeto: Programa Esporte Educação
O Programa tem como intuito fomentar a cultura esportiva nas comunidades de população de baixa renda, desenvolvendo habilidades esportivas e competências sociais. Ao IDECA coube a avaliação do núcleo implantado na favela de Heliópolis em São Paulo, desenvolvendo atividades de acompanhamento e avaliação das ações implementadas.
INSTITUTO HEDGING-GRIFFO
Programa Crescer
O Programa visa a melhoria das iniciativas não formais educacionais de instituições, voltadas para crianças e jovens de 7 a 14 anos. O IDECA realizou uma avaliação de resultados e sistematizou as experiências em 13 organizações beneficiadas, buscando identificar, estratégias exitosas, problemas recorrentes e opções e decisões estratégicas.
INSTITUTO PERFORMANCE
Projeto: Bolsa Esporte
O Projeto Bolsa Esporte surgiu com a intenção de incentivar os jovens carentes para prática esportiva e minimizar a evasão e repetência nas escolas de Ibicaraí, Bahia. O IDECA capacitou Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretor Executivo. Fez a implantação e análise de um sistema de acompanhamento interno e elaborou relatórios trimestrais. Dessa forma, mensurou os resultados imediatos do Programa ao final de um ano de alterações processuais, junto aos alunos, professores e parceiros.
INSTITUTO VOTORANTIM / SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto: Guri
Destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes e seu objetivo principal é a socialização dos participantes, utilizando o aprendizado musical como agente transformador e multiplicador na área de educação e cultura. A avaliação externa realizada pelo IDECA teve como objetivo verificar o desenvolvimento do Projeto e as possíveis contribuições na vida dos participantes.
UNILEVER DO BRASIL / REXONA
Projeto: Programa Esporte Cidadão
Com o objetivo de transformar a vida de crianças e jovens de baixa renda, o programa busca a inclusão e eqüidade social por meio do esporte. O IDECA realizou o acompanhamento do projeto em seus três estados de atuação: São Paulo (Instituto Esporte Educação), Paraná e Rio de Janeiro (Instituto Compartilhar). O objetivo foi visualizar de forma critica e reflexiva a trajetória e os resultados alcançados, procurando contribuir para seu aprimoramento e eficácia.
UNILEVER DO BRASIL / DOVE
Projeto: Real Beleza
O Instituto Sidarta, apoiado pela marca DOVE, desenvolveu uma metodologia que propicia a ampliação do repertório de crianças e adolescentes em relação ao conceito de Beleza e Autoestima, para que dessa forma estabelecessem uma relação mais consciente e positiva com a própria imagem. Coube ao IDECA estruturar uma avaliação desse processo e seus resultados.
CENLEP – CENTRO NOSSO LAR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Avaliação de egressos
A CASA7 realizou o processo de avaliação de egressos incluindo os 10 anos de atuação da organização: formação da equipe interna, construção do projeto de avaliação, amostra e instrumentos, levantamento de dados e análise de resultados. Posteriormente apoiou a construção de uma política interna de avaliação.
FUNDAÇÃO CSN
FUNDAÇÃO CSN Projeto: Garoto Cidadão
A Tessitura realizou uma pesquisa avaliativa sobre os processos implementados em 2020, durante a pandemia, no Projeto Garoto Cidadão. O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural que proporciona o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes com atividades como: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto e Coral.

NEGÓCIOS SOCIAIS

FUNDAÇÃO ARTEMÍSIA BRASIL
Programa Empacto
A CASA7 realizou a avaliação de resultados do Programa Empacto no desenvolvimento da capacidade empreendedora de jovens para negócios sociais: adequação da proposta metodológica; resultados nos empreendimentos dos participantes e no desenvolvimento pessoal e interpessoal; impacto nos Planos de Negócio.
INSTITUTO GERAÇÃO
Programa Nova Geração
A CASA7 assessorou e formou a equipe interna para a sistematização das metodologias do Programa Nova Geração, por meio da metodologia de mentoria. Os resultados podem ser encontrados em nossa Biblioteca
Programa Fortalecendo Empreendedores e Gestores de Impacto Social
Programa Fortalecendo Empreendedores e Gestores de Impacto Social
A Tessitura realizou a avaliação de resultados do Programa, identificando percepções de empreendedores e lideranças de ações sociais sobre o seu desenvolvimento individual e profissional a partir do coaching, bem como os efeitos do processo nos resultados dos projetos sociais e no fortalecimento das ações e coletivos. Além disso, analisou a relevância do processo no modelo de apoio de grantmakers / aceleradoras.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL
Conexão São Miguel Paulista
A CASA7 sistematizou a experiência em desenvolvimento local da FTAS nos seus principais territórios de atuação no período 2005 – 2015: resgate do caminho percorrido, construção metodológica, identificação e reflexão de conteúdos de aprendizagem, bem como tensões e desafios que indicam novos caminhos e potencialidades. O relatório final foi subsidio para a publicação Conexão São Miguel Paulista – uma década de experiências da Fundação Tide Setúbal no enfrentamento de desigualdades em periferias urbanas (em Biblioteca).
INSTITUTO SADIA – BRF
Programa de Relacionamento com Comunidades do Entorno
A CASA7 sistematizou a etapa piloto do Programa coordenado pelo Instituto Sadia – BRF em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, com foco no desenvolvimento dos territórios onde a BRF está inserida. A etapa piloto foi realizada em dois municípios (Chapecó e Concórdia – SC). Os resultados deram base para a disseminação para os demais municípios.
INSTITUTO WALMART
Projeto Caravana
A CASA7 foi responsável pela criação e manutenção de um espaço virtual de participação no qual organizações de nove estados brasileiros postaram suas experiências de mobilização comunitária e compartilharam conhecimento sobre o tema; analisou o conteúdo produzido; propôs discussões sobre os temas transversais a todas as experiências.
INSTITUTO CIDADANIA EMPRESARIAL
Projeto Pajiroba
A CASA7 formou e assessorou a equipe interna para a sistematização do Projeto Pajiroba, desenvolvido pelo ICE em conjunto com a Fundação Alcoa e o Instituto Alcoa com o propósito de melhorar a qualidade de vida das comunidades de Juruti e seu entorno, na Amazônia paraense, por meio do desenvolvimento comunitário que valorizasse a produção agrícola e artesanal, a cultura local e o uso de novas técnicas em harmonia com o meio ambiente. O levantamento de conteúdos e aprendizagens foi realizado junto às comunidades locais.
ICE – INSTITUTO CIDADANIA EMPRESARIAL
Projeto Pajiroba
A CASA7 assessorou e formou a equipe interna para avaliação de processos e resultados do Projeto Pajiroba, desenvolvido em Juruti, Pará, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais.
INSTITUTO VOTORANTIM / CANAL FUTURA
Projeto: Amigos do Futuro
O Projeto tem como objetivo promover um ambiente de educação e conhecimento para os funcionários, familiares e comunidades onde se situam as unidades do Grupo Votorantim. O objetivo desta avaliação do IDECA foi analisar o processo de implementação e desenvolver atividades de sistematização do Projeto na Unidade da Votorantim de Niquelândia.
INSTITUTO NATURA
Projeto: Cajamar - Comunidade do Entorno
O Projeto congrega diferentes ações, desenvolvidas ao longo dos últimos anos no município de Cajamar. O IDECA avaliou a qualidade da relação da Natura com a comunidade de Cajamar, analisando os seguintes aspectos: o fortalecimento e impacto institucional, as percepções sobre a atuação da empresa, o grau de conhecimento e entendimento dos funcionários da Natura sobre as ações desenvolvidas.
FUNDAÇÃO ODEBRECHT
Projeto Aliança com o Adolescente para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste
Os levantamentos realizados pelo IDECA junto ao público alvo do Programa das micro regiões localizadas na Bahia e em Pernambuco tiveram como objetivo traçar um perfil dessa população abrangendo desde características básicas e nível socioeconômico até valores, saberes, atitudes e habilidades. Também coube ao IDECA resgatar a memória do programa, documentar, e subsidiar as ações de acompanhamento e de avaliação.

DIREITOS HUMANOS / VIOLÊNCIA

INSTITUTO VLADIMIR HERZOG
Projeto: Respeitar é Preciso!
O Projeto Respeitar é Preciso! Implanta um processo formativo junto a técnicos e educadores, apoiados por um conjunto de materiais, que abordam questões relativas ao respeito mútuo, com foco no reconhecimento e valorização da diversidade cultural, geracional, étnico-racial, religiosa, sexual, de gênero, intelectual, física e sensorial. O IDECA construiu a matriz lógica avaliativa do projeto, e um Sistema de Monitoramento e Avaliação, permitindo ao Projeto verificar o andamento da implementação das ações propostas, bem como corrigir rumos visando a maximização de resultados.
INSTITUTO SOU DA PAZ
Projeto: Praças da Paz
O projeto utiliza o esporte e a cultura como estratégia para a mobilização e organização da juventude. Tem como objetivo consolidar metodologia para o desenvolvimento de referências de espaços públicos controlados pela própria comunidade, em especial os jovens, priorizando ações coletivas e de negociação, pautadas nos valores da democracia, da diversidade e da convivência, a partir da revitalização de praças, da promoção de atividades culturais e esportivas e da constituição de parcerias entre sociedade civil e poder público local O IDECA desenvolveu a construção de marco zero e posterior avaliação de resultados.
ASSOCIAÇÃO TRAVESSIAS
ASSOCIAÇÃO TRAVESSIAS Projeto: Travessias
A Tessitura assessorou a implementação do Projeto desenvolvido pela Associação Travessias e a Escola Vera Cruz com o objetivo de construir e consolidar uma cultura antirracista no ambiente escolar, bem como viabilizar o ingresso de mais alunos negros (pretos e pardos) e indígenas de baixa renda na escola, integrando na mesma sala de aula (educação infantil) estudantes de todas as raças e realidades sociais, econômicas e culturais.

CULTURA

FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA E TV CULTURA DE SÃO PAULO
Projeto: Documentário “Caminhos e Parcerias”
Os documentários do programa “Caminhos e Parcerias” mostravam ações sociais em comunidades com a finalidade de melhorar as condições de vida. O IDECA atuou junto à Fundação Padre Anchieta desenvolvendo atividades de pesquisa e avaliação de experiências bem sucedidas de parcerias entre organizações não governamentais e governamentais. A partir deste trabalho foram produzidos cerca de 40 documentários, de 30 minutos, veiculados semanalmente na TV Cultura.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto: Estação da Luz da Nossa Língua Portuguesa
O projeto Estação da Luz Nossa Língua tem como missão contribuir para conscientizar a sociedade sobre a importância da nossa língua e, ao mesmo tempo, revitalizar o espaço da Estação da Luz com a implantação de um museu. Coube ao IDECA desenvolver uma avaliação diagnóstica e de resultados para o projeto, construindo o perfil inicial dos professores que foram capacitados em Língua Portuguesa, além de verificar os resultados da capacitação e sua contribuição para o bom uso do Museu da Língua Portuguesa.
FUNDAÇÃO VALE
Projeto: Educação nos Trilhos
O Educação nos Trilhos é um projeto de cidadania e de educação à distância, que transforma os vagões do trem de passageiros e as estações da Estrada de Ferro Carajás em ambientes totalmente aproveitados pelos usuários do trem e pelas comunidades locais. O IDECA realizou uma análise das metodologias empregadas e resultados alcançados, contribuindo, assim, para adequações de procedimentos e verificação das metas propostas, bem como para a construção de um sistema de monitoramento e avaliação dos resultados.
INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Projeto: Vivências Culturais para Educadores
"Vivências Culturais para Educadores", tem como principal objetivo enriquecer o universo cultural dos professores, possibilitando o contato com diferentes linguagens do mundo das artes.O IDECA desenvolveu uma avaliação abordando: a compreensão dos conteúdos trabalhados, a satisfação com a proposta e organização do programa, os interesses despertados a partir das vivências culturais, as contribuições trazidas para a vida pessoal e profissional dos professores, a abertura de novas possibilidades para utilização em seu trabalho em sala de aula e a auto-avaliação dos participantes como consumidores e produtores de cultura.
REDE GLOBO DE TELEVISÃO
Projeto: Amigos da Escola
O Amigos da Escola é um projeto de comunicação que visa incentivar a participação da comunidade na escola, por meio do trabalho voluntário de pessoas e grupos organizados. O Ideca desenvolveu uma pesquisa avaliativa (quantitativa e qualitativa) do Projeto Amigos da Escola, em dois momentos, com o objetivo de mensurar resultados e sua correlação com as estratégias utilizadas.

CONSUMO CONSCIENTE

INSTITUTO AKATU
Projeto Cuide
A CASA7 realizou a sistematização do Projeto Cuide desenvolvido em parceria com a Souza Cruz com o objetivo de mobilizar as empresas para o consumo consciente, criando os subsídios necessários para sua re-edição.
INSTITUTO AKATU
Educação para o Consumo Consciente
A CASA7 realizou a avaliação de projetos de Educação para o Consumo Consciente desenvolvidos em empresas: HP, Brasilprev, Wal-Mart, Tribanco, entre outras.
INSTITUTO AKATU
INSTITUTO AKATU Projeto: Edukatu
A Tessitura apoiou a equipe do Edukatu na construção do projeto de sistematização, da matriz lógica, indicando seu processo avaliativo, e da Teoria da Mudança. O Edukatu é uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

ESTRUTURAÇÃO INSTITUCIONAL DA AÇÃO SOCIAL

COBRAPE / SEHAB
Programa de Urbanização
O IDECA implantou um processo de avaliação externa para acompanhar e sistematizar as ações de reurbanização previstas no contrato com a SEHAB. Além disso, construiu um Sistema de Monitoramento e Avaliação (online) das ações, que permite, hoje, atualizações em tempo real que subsidiam as decisões gerenciais.
INSTITUTO CHAPADA PELA EDUCAÇÃO
Formação de equipe - BA
A CASA7 apoiou o processo de construção de uma política e plano de avaliação de aprendizagens e formação de equipe interna do Instituto Chapada pela Educação.
FUNDAÇÃO CSN
Projeto: Construção de matriz lógica e de avaliação dos projetos
O IDECA construiu a Matriz Lógica para as ações desenvolvidas pela Fundação CSN, contemplando toda a complexidade das ações implementadas e indicando o processo avaliativo mais adequado a cada projeto. Foi elaborado também um mapa de resultados a partir da Teoria da Mudança.
INSTITUTO ALIANÇA FUTURO DA CRIANÇA
Projeto: Assessoria à construção institucional
O IDECA orientou a seleção e construção da parceria com os projetos a serem apoiados, bem como implantou um Sistema de monitoramento e Avaliação de Resultados para esses projetos.
ULTRAGAZ S/A
Projeto: Avaliação dos Projetos Apoiados
A ULTRAGAZ vem desenvolvendo projetos em parceria com outras organizações sociais, e órgãos do setor público, tendo como finalidade o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua. O IDECA construiu um Sistema de Monitoramento e Avaliação visando dar subsídios à ccoordenação.
INSTITUTO ABCD
Projeto: Programas do Instituto ABCD
O projeto visa identificar, ensinar e assistir crianças e jovens com transtornos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Visando dar subsídios ao Instituto para verificar e comprovar resultados das ações e programas, o IDECA construiu um Sistema de Monitoramento e Avaliação de Resultados.
GIFE - GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Projeto: Avaliação Externa do fortalecimento Institucional do GIFE
O GIFE tinha como objetivo o seu fortalecimento por intermédio do desenvolvimento de uma série de ações envolvendo aspectos gerenciais, além da proposição e execução de novos serviços e produtos aos associados. Durante cerca de dois anos, o IDECA acompanhou e monitorou a execução do plano, de forma crítica, propondo ajustes necessários para a sua consecução.
GIFE – GRUPO DE INSTITUIÇÕES FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Projeto: Programa Trainee GIFE
Dirigido aos associados do GIFE, o programa teve como objetivo capacitar profissionais no gerenciamento de ações sociais. A partir dos objetivos propostos, o IDECA acompanhou e avaliou os seus resultados e a eficiência dos procedimentos utilizados.
GIFE - GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Projeto: Reformulação de instrumento de caracterização do associado do GIFE
A partir da análise dos resultados apresentados pelo Censo dos Associados do GIFE, realizado em 2000, o IDECA reformulou o conteúdo e estrutura do instrumento de levantamento de dados aplicado. O novo instrumento passou a ser utilizado sistematicamente pela entidade, para cadastramento e caracterização das novas organizações, atualização das informações e manutenção do banco de dados sobre os associados.
GIFE - GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Projeto: Definição de rotinas e elaboração de instrumentos de sistematização de atividades da Diretoria Executiva.
Com o objetivo de auxiliar a organização de algumas atividades da Diretoria Executiva da entidade o IDECA elaborou instrumentos de relacionamento com os associados, de registro de atividades, entre outros.
GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Projeto: Elaboração de instrumento de auto-avaliação do Associado
O IDECA elaborou uma ferramenta eletrônica de auto-avaliação sobre processos de gestão utilizados para a atuação social dos associados do GIFE, permitindo a cada um, um mapeamento de suas dificuldades.
RENOVA ENERGIA
Projeto: Programa Catavento
O Programa Catavento desenvolve projetos socioambientais nos municípios do entorno do Complexo Eólico Alto Sertão. Visando dar subsídios ao programa sobre a pertinência dos processos desenvolvidos, bem como verificar e comprovar resultados de suas ações, o IDECA desenvolveu uma Matriz Avaliativa e construiu um Sistema de Monitoramento e Avaliação para as atividades do programa.
INSTITUTO TELEMAR
Projeto: Novos Brasis
O IDECA promoveu o acompanhamento de cada um dos 15 projetos selecionados para serem financiados pelo Instituto Telemar. Realizou pareceres bimestrais e relatórios críticos sobre as estratégias de atuação e os resultados obtidos pelas organizações.
INSTITUTO TELEMAR / ESCOLA DO FUTURO
Programa Telemar Educação
O Projeto tem como objetivo o desenvolvimento de projetos comunitários locais e sustentáveis e a democratização do conhecimento com auxílio da informática. O IDECA auxiliou o Instituto Telemar e a Escola do Futuro na construção de indicadores mais adequados para orientar a elaboração dos sistemas de registro.
INSTITUTO VOTORANTIM
Projeto: Assessoria à Gestão do Instituto
Com o objetivo de contribuir para a reformulação da ação social da instituição, o IDECA desenvolveu uma série de atividades junto à direção, desde a formulação de indicadores de acompanhamento e avaliação de projetos sociais até a análise de projetos apoiados pelo Instituto.
POSTO DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR (POF)
Projeto: Avaliação de Programa de Orientação Familiar
O Posto de Orientação Familiar (POF) vem atuando ao longo dos últimos dez anos junto à Comunidade de Porto Seguro – Paraisópolis, procurando atender as necessidades mais prementes manifestadas pela comunidade. Ao IDECA coube avaliar o impacto do programa, resultados alcançados, a eficiência das estratégias utilizadas e propor alternativas e medidas de aperfeiçoá-lo.
FICAS
Formação em gestão
A CASA7 facilitou o processo de sistematização da metodologia construída no âmbito do Programa de Formação em Gestão.
INSTITUTO ALCOA
Avaliação dos projetos apoiados
A CASA7 realizou a avaliação de resultados dos projetos apoiados pelo Instituto em 10 anos em 10 cidades brasileiras. Construção de um sistema de monitoramento e de instrumentos correspondentes.
INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA – ICEP
Assessoria de conteúdo
A CASA7 assessorou o Instituto na elaboração de conteúdos que deram base ao Guia “Mobiliza pela Educação”, a partir da experiência desenvolvida pelo ICEP.
CEBASP
Centro de Formação
A CASA7 assessorou e apoiou o processo de constituição de um Centro de Formação de educadores na região de atuação da organização.
INSTITUTO ELOS
Apoio institucional
A CASA7 apoiou a reflexão das ações e prospecção dos futuros.
FUNDAÇÃO ARTEMÍSIA
Planejamento
A CASA7 assessorou a construção do planejamento da organização.
AME – ASSOCIAÇÃO DE MULHERES PELA EDUCAÇÃO
Planejamento
A CASA7 apoiou na reflexão da experiência e construção do planejamento.
INSTITUTO CREDICARD
Planejamento
A CASA7 apoiou na reflexão e planejamento do Programa Jovens Escolhas.
FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
FUNDAÇÃO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Projeto: Centro Ruth Cardoso
A Tessitura é responsável pela estruturação e reativação do Centro Ruth Cardoso. O Centro Ruth Cardoso, tem o objetivo de disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.

OFICINAS CASA7

Instituto Pro Bono
Oficinas de formação em avaliação e sistematização de experiências.
Cenpec
Oficina de sistematização com a equipe interna.
Associação Vaga Lume
Oficinas de apoio à equipe para registro e edição de histórias de vida dos sujeitos – jovens, crianças, mães, professores, mediadores, voluntários, lideranças comunitárias – vinculados às bibliotecas e comunidades nas quais a Vaga Lume atua.
Ação Comunitária do Brasil
Oficinas de formação em sistematização de experiências e elaboração coletiva de projeto de sistematização da experiência dos educadores da Ação Comunitária.
Ação Educativa
Oficinas para apoio e mediação do processo de sistematização da metodologia de formação da organização.
ICEMA / FICAS
Oficinas de formação com parceiros Programa Diálogos (MA);
Instituto Akatu
A CASA7 apoiou o processo de formação de consultores associados.

CURSOS CASA7

Avaliação de programas e projetos sociais
Três edições.
Sistematização de experiências sociais
Quatro edições.